o blog do tio gegeca> bobagens, eco-design, materiais, arquitetura e urbanismo
1º case-study: Q-Drum: Hans Hendrikse, um arquiteto de 50 anos ganhou um prêmio Rolex em 1996 por esse tambor-roda que ajuda a resolver o problema da falta d'água em países africanos sem serviços de abastecimento de água tratada, onde as mulheres chegam a andar 30km para coletar água. Além de simples e genial, o tambor custa barato, é fácil de fabricar, não necessita de manutenção, é fácil de consertar e pode ser estocado empilhado. Há dois modelos, de 50 e de 70 litros. Segundo o autor do projeto, a maior dificuldade foi conseguir investidores, porque embora os clientes sejam organizações beneficientes, o tambor em si é um produto comercial, que dá lucro.
2º case-study: Playpump: Play-ground para resolver o problema da falta d'água em áreas remotas da África do Sul. Enquanto as crianças brincam em brinquedos de rodar um bomba puxa água de um poço e enche uma caixa d'água de 2500 litros a 7 metros de altura. O equipamento produz 1.400 litros por hora a 16 RPM de uma profundidade de 40m (a eficiência pode chegar a profundidades de 100m). Pode não parecer muita eficiência comparando com bombas elétricas, mas uma bomba manual (a opção anterior do lugar). Devido ao sucesso, as laterais da caixa d'água passaram a ser utilizadas para painéis publicitários, cuja receita ajuda na manutenção dos equipamentos.
3º case-study: Spiral Stair Slide: Inventada por Rod Miller de Anderson, Indiana, EUA. Na foto não dá para ver, mas a escada tem fibras óticas, que iluminam o escorregador enquanto a pessoa desce. Ocupa mais espaço que uma escada espiral normal, mas deve fazer muito bem para o humor cotidiano dos moradores da casa. Só queria saber onde é a aterrissagem.
4º case study: BierDrager. É bobagem mas é altamente útil. Um carregador de cerveja. Uma alcinha de plástico para 4 cervejas de cada vez. Mas é possível carregar até 4 alcinhas em cada mão, o que permite a cada pessoa carregar 16 garrafas de cerveja de uma vez. Coisa de holandês.
qual é o próximo número da seqüência abaixo?
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19...
Resposta nos comentários
digite o que quiser na janela do link abaixo, e clique em go, para ver o que acontece com sua frase:
http://www.zefrank.com/lp1/index.htmlveja no link a seguir o ataque dos suprimentos de escritório:
http://www.zefrank.com/giveaway4/menu.htmlveja no link a seguir ataques de alimentos alienígenas:
http://www.zefrank.com/food/index.htmldesenhos de gira-engrenagem:
http://www.zefrank.com/gyro.htmlo ótimo site do ze-frank tem mais mil maluquices para você, que é tão ocupado que não vai poder ver mais do uma ou duas coisas:
http://www.zefrank.com/
Interessante qua na lista abaixo não tem nada a ver com nada. Inclusive muita coisa que não é sequer mencionada no blog (pernas mecânicas? bunda bronzeada? embalsamar?). Bem apropriado a um blog sobre bobagens.
Last 20 Searchengine Queries Unique Visitors
11 Feb, Wed, 19:40:15 Google: "eco design"
11 Feb, Wed, 20:53:47 Google: nedua
11 Feb, Wed, 23:51:53 Yahoo: chelseacharms morphs
23 Feb, Mon, 13:41:57 Google: "+www.peggy.nu"
04 Mar, Thu, 16:00:00 Google: pingu4.php
14 May, Fri, 22:27:57 Google: PlanEngine
18 May, Tue, 18:47:34 Google: ALERUIVA
18 May, Tue, 20:35:19 Google: aleruiva
18 May, Tue, 21:01:55 Google: "historia da banana"
19 May, Wed, 05:35:34 Google: reciclagem de computador
19 May, Wed, 14:44:22 Google: fotos embalsamar
19 May, Wed, 14:44:26 Google: edificio hans donner
19 May, Wed, 23:58:55 Google: japão
20 May, Thu, 22:54:52 Google: gegeca
21 May, Fri, 14:23:34 Google: arquivo de posts mensais blog
21 May, Fri, 17:42:35 Google: www.worth1000
21 May, Fri, 18:22:10 Google: bunda bronzeada
21 May, Fri, 21:55:26 Google: peggy pinguim
22 May, Sat, 14:25:33 Google: "pernas mecânicas" fotos
É claro que não acredito em outras vidas. Não acredito nem nesta.
As pessoas mais inteligentes são cheias de dúvidas. Quer dizer, será mesmo?
fontes:
http://www.castrezana.com.br/blog/weblog.php
Mais um lançamento das Desorganizações Tio Gegeca: As bicicletas iluminadas. Desenvolvidas para os filhos das peruas que comprarem os sofás iluminados (ver post abaixo).
Uma demonstração da velocidade da luz que pode ser realizada derretendo marshmallows no forno de micro-ondas da sua casa.
Remova a bandeija rotatória do seu forno de micro-ondas. Espalhe os marshmallows em uma só camada cobrindo todo o fundo de uma vasilha de fundo plano. Coloque no micro-ondas à baixa temperatura. Como os micro-ondas não cozinham uniformemente, assim, os marshmallows vão começar a derreter a partir dos pontos de maior temperatura. Basta deixar os marshmallows derreterem em quatro ou cinco pontos diferentes. Então remova a vasilha e observe os pontos de marshmallow derretido. É preciso medir a distância entre estes pontos de marshmallow derretido. As distâncias devem ser as mesmas entre os pontos. Essa distância igual entre os pontos corresponde à metade da onda gerada pelo micro-onda (em geral algo em torno de 6cm). Procure a freqüência do aparelho, geralmente numa placa atrás do micro-ondas (algo em torno de 2450 MHz). Agora basta multiplicar a freqüência pela onda (a margem de erro deve ser de cerca de 5%). O produto é a velocidade da luz. Por exemplo:
Velocidade da luz = Freqüência x Onda
Velocidade = 2450 MHz x 0.122m (o dobro da distância entre os pontos, que equivale à metade da onda)
Velocidade = 299 x 1.000.000 (para transformar os MegaHertz) m/s
Por que fazer isto com marshmallows? Porque daí é só comer os marshmallows derretidos.
Para o pessoal das repúblicas de Ouro Preto que quiser manter as tradições já existem novas e interessantes técnicas (difícil hoje em dia é achar as galinhas). Verifiquem no link abaixo.
Para que ninguém mais beba na sua xícara favorita, as Desorganizações Tio Gegeca trazem mais um produto revolucionário: Uma xícara com tampinha-chave para você levar no seu chaveiro. Muito útil para deixar no trabalho, para quem mora em república, para marido e mulher que se irritam quando descobrem que alguém usou a xicrinha dele etc.