o blog do tio gegeca> bobagens, eco-design, materiais, arquitetura e urbanismo
1º case-study: Q-Drum: Hans Hendrikse, um arquiteto de 50 anos ganhou um prêmio Rolex em 1996 por esse tambor-roda que ajuda a resolver o problema da falta d'água em países africanos sem serviços de abastecimento de água tratada, onde as mulheres chegam a andar 30km para coletar água. Além de simples e genial, o tambor custa barato, é fácil de fabricar, não necessita de manutenção, é fácil de consertar e pode ser estocado empilhado. Há dois modelos, de 50 e de 70 litros. Segundo o autor do projeto, a maior dificuldade foi conseguir investidores, porque embora os clientes sejam organizações beneficientes, o tambor em si é um produto comercial, que dá lucro.
2º case-study: Playpump: Play-ground para resolver o problema da falta d'água em áreas remotas da África do Sul. Enquanto as crianças brincam em brinquedos de rodar um bomba puxa água de um poço e enche uma caixa d'água de 2500 litros a 7 metros de altura. O equipamento produz 1.400 litros por hora a 16 RPM de uma profundidade de 40m (a eficiência pode chegar a profundidades de 100m). Pode não parecer muita eficiência comparando com bombas elétricas, mas uma bomba manual (a opção anterior do lugar). Devido ao sucesso, as laterais da caixa d'água passaram a ser utilizadas para painéis publicitários, cuja receita ajuda na manutenção dos equipamentos.
3º case-study: Spiral Stair Slide: Inventada por Rod Miller de Anderson, Indiana, EUA. Na foto não dá para ver, mas a escada tem fibras óticas, que iluminam o escorregador enquanto a pessoa desce. Ocupa mais espaço que uma escada espiral normal, mas deve fazer muito bem para o humor cotidiano dos moradores da casa. Só queria saber onde é a aterrissagem.
4º case study: BierDrager. É bobagem mas é altamente útil. Um carregador de cerveja. Uma alcinha de plástico para 4 cervejas de cada vez. Mas é possível carregar até 4 alcinhas em cada mão, o que permite a cada pessoa carregar 16 garrafas de cerveja de uma vez. Coisa de holandês.